
Conversão de gás
Custo para converter um fogão a gás natural em propano
Se você é uma daquelas pessoas que procuram converter seu fogão a gás em propano e se perguntam quanto custa converter um fogão a gás natural em propano, você está no lugar certo.
Muitas pessoas podem estar interessadas em converter seu fogão a gás em propano, mas muitas vezes não têm certeza dos custos e de que tipo de ferramentas e peças precisarão.
Antes de nos aprofundarmos em quanto custaria converter um fogão a gás natural em propano, primeiro precisamos definir quais são os dois gases e também ajudá-lo a descobrir se seu fogão pode realmente ser convertido em propano.
Antes de mais nada, vamos conhecer cada um deles:
Gás natural: O gás natural é um combustível fóssil composto por vários elementos que incluem: metano, butano, pentano, etano e propano. O maior elemento do gás natural é o metano.
Propano: O propano, por outro lado, é um combustível fóssil refinado. Muito do propano no mercado é refinado a partir de petróleo bruto ou gás natural, e é isolado e liquefeito através de extrema pressão.
- Temos unidades moveis para chegar rápido na região de São Paulo.
- Serviços de qualidade e garantia de até 90 dias.
- Reparos, manutenção e instalação de eletrodomésticos.
- Troca de filtro refrigerador side by side.
- Facilidade no pagamento para peças e mão de obra.
Como descobrir se o seu fogão pode ser convertido em propano:
Normalmente, muitos fabricantes incluem o kit de conversão LP (petróleo liquefeito) com seu aparelho a gás. Se este for o seu caso, então a conversão é definitivamente possível e o aparelho foi projetado para funcionar com gás natural e propano.
Se o kit não estiver incluído, no entanto, pode ser que o fabricante não recomende a conversão para propano ou que seu fogão não foi projetado para funcionar com propano.
Você não deve considerar a omissão do kit como um veredicto final sobre se a conversão é possível ou não, pois alguns fabricantes podem ter ignorado sua inclusão por razões econômicas ou por qualquer outro motivo.
Se o seu fogão não vier com o kit, a melhor maneira de descobrir se ele pode ser convertido em propano é entrar em contato com o fabricante e perguntar ou encurte e fale conosco, se o seu fogão a gás pode funcionar com qualquer um dos gases.
Quanto custa converter um fogão a gás natural para propano?
Para converter uma gama de gás natural para propano, você precisa de três componentes principais: um novo regulador de pressão, novos orifícios e um novo misturador de ar (se o misturador do seu fogão não puder ser ajustado).
1. Regulador de pressão:
A maioria dos fogões a gás tem um regulador de pressão conversível que pode ser ajustado levantando uma tampa e virando um êmbolo, no entanto, alguns aparelhos precisarão de um novo regulador ajustado para a pressão adequada.
2. Orifícios do queimador:
Um orifício do queimador regula a quantidade de gás que chega aos seus queimadores. Geralmente é um metal de latão com um pequeno orifício no topo.
Quando o gás é liberado do queimador, ele se mistura com o ar para formar uma chama. O tamanho do orifício no orifício afeta quanto ou quão pouco gás é liberado para criar a chama.
Como o propano queima mais quente e é fornecido a uma pressão maior que o gás natural, você precisará de um orifício com um orifício menor.
3. Obturador de ar (misturador de ar para combustível)
O propano requer mais oxigênio para queimar do que o gás natural e, portanto, você precisará de uma abertura maior no obturador de ar do seu aparelho para concluir o processo de combustão.
Isso pode ser feito para você por um profissional.
Quem deve fazer a conversão?
Instalador profissional de eletrodomésticos
Embora possa parecer barato ou descomplicado, lembre-se de que o gás natural e o propano são altamente inflamáveis.
É por isso que você deve contratar um profissional para fazer a conversão para você.
Benefícios de mudar de gás para propano
Aqui estão algumas das razões pelas quais o propano é melhor que o gás quando se trata de cozinhar:
Eficiência
Embora o propano seja um pouco mais caro que o gás natural, o gás natural queima muito mais rápido e mais quente que o propano. Para ser mais preciso, ele queima a uma taxa de dois para um. Isso significa que você usará duas vezes mais gás natural para cozinhar uma determinada refeição do que propano.
O propano também queima mais quente do que o gás natural (2500 BTUs vs 1000 BTUs), por isso é uma alternativa perfeita para alimentos que precisam de mais calor. Na verdade, mais de dois terços das churrasqueiras no mercado hoje usam propano.
Meio Ambiente
O propano é um gás limpo e mais ecológico do que o gás natural.
Dado o fato de ser mais eficiente que o gás natural, cozinhar com propano certamente reduzirá as emissões, pois você queimará menos propano para cozinhar uma determinada refeição do que com gás natural.
O gás natural também tem emissões a montante mais altas do que o propano. Ao contrário do propano, o processo de refino do gás natural libera metano e outros gases que só aumentam a pegada de carbono do gás natural.
Ao contrário do gás natural, o propano não libera monóxido de carbono, que é conhecido por ser um gás nocivo se inalado em quantidades significativas.
As emissões de monóxido de carbono do propano são baixas devido ao fato de que a maior parte do carbono no propano é liberada como dióxido de carbono.